terça-feira, 19 de agosto de 2014

O preconceito em nós.


O preconceito em nós.
          
            Preconceito é um assunto tão debatido, mas você sabe o que significa?
                        O Preconceito está presente e faz parte de nós, mas calma não precisa se desesperar com está afirmação, a questão é quando nós não nos preocupamos em conhecer o verdadeiro conceito da coisa, é o velho dilema, o problema não e ter preconceito, "mas sim quando ele vira o conceito da coisa". Exemplo:
                        Quando você vai experimentar um novo prato de comida você fica com certas dúvidas, quando a hora de experimentar o prato chega você sente que aquilo tem um cheiro que não te agrada e você não resolve comer, é ai que começa o preconceito. Você começa a dizer pra outras pessoas que não gostou do prato sendo que você nem experimentou, só sentiu o cheiro e não experimentou.
Nós podemos acabar com os preconceitos, mas precisamos começar com os nossos para depois orientar as outras pessoas. Precisamos conhecer a cultura dos movimentos de religião, a diversidade de sexo e também racial, o estatuto do idoso, alei de proteção à mulher vitimada, entre outros. Caso você não goste, pelo menos você já tem o conceito da coisa.
Existem preconceitos que terão um conceito parcial. Por exemplo, a Síndrome de Down. Se você for uma pessoa saudável, sem a mesma síndrome, como poderia ter o conceito de uma coisa que você não pode ser? A resposta é simples, você pode ter um conceito parcial. Se você estudar sobre a condição dos portadores de síndromes e souber quem são estas pessoas e conhecer, você vai ver que eles também são seres humanos como você.
O importante é que para ser respeitado você precisa respeitar.
Reflita bem sobre este texto e re-veja seus conceitos (eles podem ser preconceitos e você nem sabe).

ATIVIDADES
1)      Você tem preconceitos?

(   ) Sim
(   ) Não

2)      Conhece pessoas que tem preconceitos?
(   ) Sim
(   ) Não

3)      Já foi vítima de preconceito?
(   ) Sim
(   ) Não

4)      Se sim: Por que motivo?

  5)      Já vitimou alguém por preconceito?
(   ) Sim
(   ) Não

6) Se sim: Em qual situação?


http://www.abglt.org.br/docs/ManualdeComunicacaoLGBT.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário