segunda-feira, 21 de março de 2016

Tipos de mídias

A importância de utilizar as mídias na educação
Escrito por: Victor Monteiro
Link:
http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2




Tipos de mídias

Os tipos de mídia são basicamente três: digital, eletrônica e a impressa.

Mídia digital: É baseada em tecnologia digital como a internet, os programas educacionais e os jogos de computador. Recentemente a TV digital adentrou a essa classe, tendo como principal característica a interatividade. Nessa categoria, o usuário pode filtrar as informações, visualizando apenas as que o agradam e pode enviar as suas próprias. É uma via de mão dupla, você recebe mas também pode fornecer conteúdo informativo.

Mídia eletrônica: Nessa categoria, enquadram-se a televisão, o rádio e o cinema, que se configuram como formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem as está acompanhando. É o caso também dos DVDs e dos recursos audiovisuais.


Mídia impressa: É o formato de mídia mais antigo, é composta por elementos como jornais, revistas, mala-direta, fôlderes e catálogos. Resumindo, é todo tipo de material impresso que visa comunicar algo.



ATIVIDADE
Responda no seu caderno

1) Quais os três tipos de mídias?
2) Cite exemplos de mídias digitais?
3) Cite exemplos de mídias eletrônicas?
4) Cite exemplos de mídias impressas
5) Quais tipos de mídias existem na sua casa? Cite-as
6) E na escola, quais mídias você conhece? 


Uso da internet no intuito de educar

Escrito por: Victor Monteiro
Link:

http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2

(Adaptação para uso do aluno)

O emaranhado de informações contidas na internet ao mesmo tempo que pode disseminar um rico conhecimento, pode transmitir também informações inverossímeis. Dessa forma, pelo fato da internet ser uma ferramenta extremamente abrangente, o seu uso requer orientação.

A filtragem de informações deve ser estratégica. Antes de considerar um conteúdo como viável de ser usado, pesquise em mais fontes. Sempre busque fontes com boa procedência e que sejam reconhecidas. Evite perder tempo com dados repetidos, banalidades, publicidade e coisas inúteis.
Como ferramentas interessantes para serem usadas na educação, podemos citar:
* Correio eletrônico (e-mail)
* Espaços de interação e discussão (Fóruns)
* Locais de conversa (Chats)
* WhatsApp
* Blogs
* Ferramentas colaborativas
* World Wide Web – navegação livre na internet

Com o suporte dessas ferramentas, o aluno terá condição para desenvolver diversas formas de aprimorar a sua potencialidades e consequentemente a sua aprendizagem.
 Por exemplo:
* Auxílio à pesquisa e ao desenvolvimento nos trabalhos escolares.
* Recurso educacional para uma aprendizagem mais motivadora e abrangente.
* Comunicação.
* Realização de trabalhos em atividades  de grupo.
* Transmissão de conteúdos (apresentação de conteúdos e estímulo à interação).

Podemos notar que essas aplicações contribuem para melhorar a capacidade dos alunos de encontrar e associar informações, trabalhar em grupo e comunicar cada vez mais, de forma adequada.

A busca pela melhora da educação passa diretamente pela inclusão da tecnologia aos meios tradicionais de ensino. 

domingo, 20 de março de 2016

O LIXO

O lixo



Para a realização de um estudo acerca do lixo, que é um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, é preciso compreender o seu significado.

De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso.

O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. Nesse contexto, o lixo pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso. 

O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar). 

Diante disso, o lixo pode ter várias origens, dentre as principais estão os resíduos domésticos, sólido urbano, industrial, hospitalar e nuclear. 

Para obter condições satisfatórias no seguimento social e ambiental nos centros urbanos e, especialmente, nas grandes cidades é preciso que haja uma intervenção efetiva do poder público. Dessa forma, as esferas do poder (município, estado e união) têm a incumbência de designar e implantar ações que possam agregar melhorias de vida para a população.

Sua atuação fica vinculada à criação de áreas verdes, arborização urbana, manejo de um sistema de transporte coletivo que funcione, projetos de moradias populares, saneamento básico e água tratada, monitoramentos dos níveis de poluição, coleta do lixo e muitas outras que são fundamentais.

O Estado é o responsável por controlar e administrar os impostos pagos pelos contribuintes, nesse sentido, é seu dever oferecer tais serviços à população

3)  O lixo é um fenômeno exclusivo de que espécie?
4)  Em que estados o lixo produzido pode ser encontrado?
5)  Quais as duas classificações de lixo?
6)  Quais as  sub classificações do lixo inorgânico?
7) Quais são as várias origens do lixo?
8) O que deve ocorrer nas grandes cidades, em condições satisfatória, em relação ao lixo?
9) Quias os poderes devem atuar para implantar ações de melhoria para a população?
10) Quais devem ser a atuação desses poderes?