terça-feira, 15 de novembro de 2016

Vulcão

Vulcões são estruturas geológicas que promovem a emissão de magma, gases e outras partículas para a superfície terrestre. Surge a partir da emissão de magma, gases e partículas quentes do interior da Terra para a superfície terrestre.

Os vulcões têm um formato cônico, quando estão em atividade liberam um grande volume de cinzas, gases e aerossóis na atmosfera, isso pode provocar um processo de resfriamento temporário. Todo conjunto de gases liberados enquadra-se com um tipo de poluição natural.
Os eventos vulcânicos são considerados uma grande catástrofe natural que diversas vezes apresentam resultados em nível global.
Esse fenômeno natural, assim como outros que acontecem, não é passível de previsões precisas, por isso muitas vezes produzem danos sem precedentes
Os vulcões dispersos ao longo da superfície ocasionalmente estabelecem uma ligação com o encontro das placas tectônicas, os que não se encontram nessas regiões estão sobre os pontos quentes do planeta.
Os vulcões ativos têm sua energia originada em decorrência dos movimentos das placas litosféricas. Existem vulcões que permanecem propícios a entrar em erupção a qualquer momento, como os que se encontram na região do cinturão de fogo, ao redor do Oceano Pacífico.
Quando ocorre uma erupção acontece o desenvolvimento de explosões nas quais são expelidos lava e outros gases que formam nuvens turvas.
De uma forma simplificada, os vulcões são estruturas geológicas que promovem a emissão de magmas para a superfície e têm a função de uma válvula de escape de magma e gases.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia


quinta-feira, 28 de abril de 2016

tabela/pesquisa

Foco do trabalho tabela/pesquisa

1 -  Responder as questões relacionadas ao texto  Lixo,  em um editor  de texto.

Local: Link

http://depaulageografia.blogspot.com.br/2016/03/o-lixo.html


2 – Produzir a tabela com 2 colunas  e 10 linhas com os temas:

Problema           
Significado         
Exclusividade   
Estados do lixo
Classificação     
Sub classificações           
Origens               
Intervenção      
Poderes Públicos           
Atuação               

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Atividade do Livro de Geografia 1º Ano

Atividade do Livro de Geografia  1º Ano
Páginas de 53 a 55

OBS: Copiar as questões em folha separada e responder       (  Valor 1 ponto para casa acerto)


1)  O que é o sistema de Convecção?
2)   Qual o número total de grandes placas tectônicas  do nosso planeta?
3)   Sobre qual porção interno da Terra as placas tectônicas flutuam ou se movem?
4)   O que significa o termo Rift?
5)  Verificando o mapa  das Principais Placas Tectônicas, identifique através da legenda o significado dos riscos vermelhos no mapa e das setas negras:
6)  Ainda no Mapa, identifique qual o nome da Placa Tectônica  que contem os  EUA e o Canadá?
7)  Qual o nome da Placa Tectônica onde se localiza o Brasil?
8)  Verificando a Rosa dos Ventos do mapa da página 55, indique qual a direção para onde se move a Placa Sul-americana?
9)   Verificando a Rosa dos Ventos do mapa da página 55, indique qual a direção para onde se move a Placa Africana?
10) Quais os três  tipos  de limites de Placas Tectônicas?

domingo, 10 de abril de 2016

JOGOS COORDENADAS E LINHAS IMAGINARIAS


LINHAS IMAGINARIAS


http://www.geografia7.com/jogo-dos-ciacuterculos-e-poacutelos.html




COORDENADAS GEOGRAFICAS

http://www.geografia7.com/jogo-das-coordenadas-geograacuteficas.html

http://tvratimbum.cmais.com.br/ilharatimbum/jogos/jogo-das-coordenadas-ilha-ra-tim-bum



JOGO DA RECICLAGEM

http://www.furnas.com.br/arcs/ColetaSeletiva/caminho_reciclagem.swf



CHARGES DO MOSQUITO DA DENGUE

http://participardapolitica.blogspot.com.br/2016/04/charges-aedes-aegypti-dengue-zika-virus-e-chikungunya.html

FUSO HORÁRIO 2016

CLICK NO LINK ABAIXO PARA VER O MAPA MUNDO  DE FUSO HORÁRIO


Fuso horário

As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio.
Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15°; no entanto, como se vê no mapa anexo, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da China, que poderia abranger algo como 4 fusos horários, mas obriga todo o país a utilizar o horário de Pequim com evidentes distorções no oeste chinês, onde quando não é inverno o sol nasce por volta das nove horas da manhã).

Tempo Universal Coordenado

Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o fuso horário que contém Londres quando esta cidade não está no horário de verão onde se localiza o meridiano de Greenwich, o qual divide o fuso horário.
Horário de verão
Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português, espanhol, alemão e outras línguas. Em inglês, por exemplo, o termo "Daylight saving time" (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação, enquanto em italiano "Ora legale" (Hora legal), destaca o caráter artificial da medida.
horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.

Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina 2016

Obs: atividade no final da matéria

História da Expolondrina


A Sociedade Rural do Paraná é reconhecida internacionalmente pela capacidade de realizar com muita competência a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.
Há 54 anos promovendo o desenvolvimento do País e colocando em evidência a produção rural brasileira.

A primeira edição foi realizada em 1955 ainda no Jóquei Clube de Londrina e a partir de 1964 passaram a serem realizadas anualmente, sempre na primeira quinzena de Abril, dentro do Parque Governador Ney Braga e desde de 2003 usa o tema “A Melhor do Brasil”, por ser considerada uma das mais completas exposições da América Latina.
A movimentação do Evento promove não só a produção agropecuária, mas sim todos os segmentos envolvidos.
A economia local recebe um incremento substancial, através de toda a logística para atender aos expositores e visitantes do Evento.

A EXPOLONDRINA é um dos maiores eventos do país e de grande importância para o agronegócio brasileiro. O evento conta com uma ampla agenda técnica, onde mais treze mil agricultores participam de palestras em auditórios e visitas monitoradas na Via Rural. São expostos a excelência desenvolvida no Agronegócio, Agricultura familiar, além das novas tecnologias em máquinas e equipamentos. Na pecuária da Expo revela a excelência genética e a grande diversidade de raças e animais em de julgamentos e Leilões. A expo conta com expositores da Indústria e Comércio, Telecomunicações, Setor automobilístico, instituições financeiras, gastronomia, entretenimento, grande palco cultural e atrações.
Aproximar os produtores rurais e fortalecer os relacionamentos são os principais objetivos do Evento, dinamizando as transações comerciais através da disseminação das mais avançadas tecnologias de produção.

Reunir os animais de melhor excelência genética. Através da exposição, julgamentos, competições e leilões. O melhor da pecuária nacional.
Ampliar o desenvolvimento, através das principais empresas de tecnologia com equipamentos de última geração.
Apresentar para a população a arte a cultura, além de fomentar os benefícios da agricultura familiar


A ExpoLondrina recebe a anos o reconhecimento de Melhor Evento do Segmento, é considerada a mais organizada em termos de segurança, entretenimento, relacionamento e integração campo – cidade, divulgando as melhores práticas de produção com sustentabilidade.



Publicado em 3 de abr de 2015
Confira os bastidores da preparação para Expo Londrina, a maior festa que agitará Londrina de 9 a 19 de Abril de 2015.





https://www.youtube.com/watch?v=GN52mTiPcws
FONTE:



ATIVIDADE : Leia os textos e veja o videos.
 Registre em seu caderno

1)  Qual o número da edição da Feira Agro Londrina neste ano de 2016
2) Em que ano e local ocorreu a primeira Expo Londrina? 
3) O que são expostos ou comercializado  nesta Feira?
4) Qual a importância desse evento para a cidade de Londrina e região?
5) Quem são os investidores e o público alvo deste tipo de vento?

segunda-feira, 21 de março de 2016

Tipos de mídias

A importância de utilizar as mídias na educação
Escrito por: Victor Monteiro
Link:
http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2




Tipos de mídias

Os tipos de mídia são basicamente três: digital, eletrônica e a impressa.

Mídia digital: É baseada em tecnologia digital como a internet, os programas educacionais e os jogos de computador. Recentemente a TV digital adentrou a essa classe, tendo como principal característica a interatividade. Nessa categoria, o usuário pode filtrar as informações, visualizando apenas as que o agradam e pode enviar as suas próprias. É uma via de mão dupla, você recebe mas também pode fornecer conteúdo informativo.

Mídia eletrônica: Nessa categoria, enquadram-se a televisão, o rádio e o cinema, que se configuram como formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem as está acompanhando. É o caso também dos DVDs e dos recursos audiovisuais.


Mídia impressa: É o formato de mídia mais antigo, é composta por elementos como jornais, revistas, mala-direta, fôlderes e catálogos. Resumindo, é todo tipo de material impresso que visa comunicar algo.



ATIVIDADE
Responda no seu caderno

1) Quais os três tipos de mídias?
2) Cite exemplos de mídias digitais?
3) Cite exemplos de mídias eletrônicas?
4) Cite exemplos de mídias impressas
5) Quais tipos de mídias existem na sua casa? Cite-as
6) E na escola, quais mídias você conhece? 


Uso da internet no intuito de educar

Escrito por: Victor Monteiro
Link:

http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/a-importancia-de-utilizar-as-midias-na-educacao2

(Adaptação para uso do aluno)

O emaranhado de informações contidas na internet ao mesmo tempo que pode disseminar um rico conhecimento, pode transmitir também informações inverossímeis. Dessa forma, pelo fato da internet ser uma ferramenta extremamente abrangente, o seu uso requer orientação.

A filtragem de informações deve ser estratégica. Antes de considerar um conteúdo como viável de ser usado, pesquise em mais fontes. Sempre busque fontes com boa procedência e que sejam reconhecidas. Evite perder tempo com dados repetidos, banalidades, publicidade e coisas inúteis.
Como ferramentas interessantes para serem usadas na educação, podemos citar:
* Correio eletrônico (e-mail)
* Espaços de interação e discussão (Fóruns)
* Locais de conversa (Chats)
* WhatsApp
* Blogs
* Ferramentas colaborativas
* World Wide Web – navegação livre na internet

Com o suporte dessas ferramentas, o aluno terá condição para desenvolver diversas formas de aprimorar a sua potencialidades e consequentemente a sua aprendizagem.
 Por exemplo:
* Auxílio à pesquisa e ao desenvolvimento nos trabalhos escolares.
* Recurso educacional para uma aprendizagem mais motivadora e abrangente.
* Comunicação.
* Realização de trabalhos em atividades  de grupo.
* Transmissão de conteúdos (apresentação de conteúdos e estímulo à interação).

Podemos notar que essas aplicações contribuem para melhorar a capacidade dos alunos de encontrar e associar informações, trabalhar em grupo e comunicar cada vez mais, de forma adequada.

A busca pela melhora da educação passa diretamente pela inclusão da tecnologia aos meios tradicionais de ensino. 

domingo, 20 de março de 2016

O LIXO

O lixo



Para a realização de um estudo acerca do lixo, que é um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, é preciso compreender o seu significado.

De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso.

O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. Nesse contexto, o lixo pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso. 

O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar). 

Diante disso, o lixo pode ter várias origens, dentre as principais estão os resíduos domésticos, sólido urbano, industrial, hospitalar e nuclear. 

Para obter condições satisfatórias no seguimento social e ambiental nos centros urbanos e, especialmente, nas grandes cidades é preciso que haja uma intervenção efetiva do poder público. Dessa forma, as esferas do poder (município, estado e união) têm a incumbência de designar e implantar ações que possam agregar melhorias de vida para a população.

Sua atuação fica vinculada à criação de áreas verdes, arborização urbana, manejo de um sistema de transporte coletivo que funcione, projetos de moradias populares, saneamento básico e água tratada, monitoramentos dos níveis de poluição, coleta do lixo e muitas outras que são fundamentais.

O Estado é o responsável por controlar e administrar os impostos pagos pelos contribuintes, nesse sentido, é seu dever oferecer tais serviços à população

3)  O lixo é um fenômeno exclusivo de que espécie?
4)  Em que estados o lixo produzido pode ser encontrado?
5)  Quais as duas classificações de lixo?
6)  Quais as  sub classificações do lixo inorgânico?
7) Quais são as várias origens do lixo?
8) O que deve ocorrer nas grandes cidades, em condições satisfatória, em relação ao lixo?
9) Quias os poderes devem atuar para implantar ações de melhoria para a população?
10) Quais devem ser a atuação desses poderes?