segunda-feira, 30 de novembro de 2015

RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E A ÁFRICA

Texto produzido por:
Júlio César Lázaro da Silva
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Disponível em:


RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E A ÁFRICA

A maioria dos países que compõem o continente africano apresenta muitas similaridades com o Brasil. Primeiramente, os aspectos naturais de ambos têm em comum a presença de extensas áreas florestadas, como a Amazônia brasileira e a Floresta Equatorial do Congo. Em seus territórios estão localizados os dois maiores rios em volume de água do mundo, o rio Amazonas e o rio Congo, respectivamente. Outro ponto em comum são as enormes faixas de clima tropical recobertas por vegetação esparsas, conhecida como Savanas, na África, e Cerrado, no Brasil. Na literatura de língua inglesa, o Cerrado é conhecido como Brazilian Savanna, ou seja, a Savana Brasileira.
Com relação aos aspectos humanos em comum, podemos destacar o processo de ocupação realizado pelos europeus, fundamentado na exploração e pilhagem de recursos naturais, período conhecido como Colonialismo. A ocupação europeia privilegiou a produção de matérias-primas e introduziu o caráter predatório de diversas atividades ligadas ao setor primário, como a extração de madeira e as monoculturas de produtos tropicais, também conhecidas comoplantations. A colonização de exploração adiou a industrialização dos países ocupados e contribuiu para o subdesenvolvimento econômico e social, características que são compartilhadas entre o Brasil e todos os países africanos.
Ainda durante o processo de colonização, outro elemento começou a aproximar a África do Brasil: o escravismo da população negra. A migração compulsória de pessoas de etnias negras africanas para o Brasil trouxe ao país cerca de 4 milhões de trabalhadores escravos, que foram empregados principalmente nas atividades ligadas aos ciclos econômicos, como o da cana-de-açúcar no Nordeste e a mineração e o café no Sudeste. Atualmente, é notória a influência africana em nossa sociedade na cultural em geral, como nos elementos incorporados pela língua portuguesa, toponímia, hábitos alimentares e crenças religiosas.
A África também atravessou um processo chamado de neocolonialismo, quando os interesses europeus se concentraram na produção de matérias-primas com ênfase nas demandas da Revolução Industrial, que obrigava os países em processo de industrialização a buscar maiores suprimentos de minérios e fontes de energia, como o minério de ferro e o carvão mineral. Tais interesses tornaram os países africanos uma espécie de balcão de negócios das potências europeias, o que acabou formalizado a partir da Conferência de Berlim, entre os anos de 1884 e 1885, acordo que definiu os limites das possessões europeias na África.
Enquanto a África iniciava o neocolonialismo, o Brasil já estava experimentando a independência política. Ainda assim, a economia brasileira manteve a base primária, como a africana, tendo na produção cafeeira – produto tropical originário do continente africano – a principal atividade econômica e de atração de imigrantes para o Brasil até o período correspondente às duas grandes guerras, no início do século XX. Nos dias atuais, as atividades primárias como a agropecuária e os extrativismos vegetal e mineral continuam representando o sustentáculo da economia dos países subdesenvolvidos africanos. Mesmo o Brasil sendo um país industrializado, as produções da soja e de minério de ferro correspondem aos principais produtos da pauta de exportação brasileira.

Atividade 1 :
Copiar no caderno os três primeiros parágrafos.
Elaborar 4 questões no caderno com respostas

Atividade 2 =   16/11/2015

Interpretação de texto                                                                 data: ___/___/ 2015
                                          
1)      Segundo o texto, o que ocorre com a maioria dos países que com compõem o continente africano?
2)      Primeiramente, quais são os aspectos de similaridade da África com o Brasil?
3)      O que diz o texto sobre os rios dos territórios da África e Brasil?
4)      Qual o outro ponto que caracteriza similaridade entre Brasil e África?
5)      O que temos de comum com o continente africano em relação aos aspectos humanos?
6)      De que forma ocorreu a ocupação europeia nos territórios africanos e brasileiro?
7)      O que provocou a colonização de exploração nesses territórios?
8)      Qual o elemento que aproximou Brasil e África durante o processo de colonização?
9)      Atualmente, quais são os elementos que são notórios da influência africana em nossa sociedade?
10)   Qual o nome do processo pelo qual atravessou a África na sua ocupação?
11)   Quais eram os interesses europeus durante o neocolonialismo?
12)   O que ocorria no Brasil durante o neocolonialismo da África?
13)   O que significa dizer que a economia brasileira manteve a base primária?
14)   Nos dias atuais, o que ocorre com o processo produtivo das atividades primárias do continente africano?

15)   Mesmo sendo industrializado, atualmente o que ainda ocorre no Brasil?


Nuvens: Como se formam


 Postagem feita por   Ronaldo Decicino   24/11/2007

Em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/nuvens-como-se-formam.htm


Nuvem é um conjunto de minúsculas partículas de água líquida ou de cristais de gelo - ou de ambos ao mesmo tempo - em suspensão na atmosfera. Tudo começa com a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos, e com a transpiração das plantas. A evaporação e a transpiração são causadas pelo Sol, que aquece a água, fazendo-a passar do estado líquido para o estado gasoso.
Como o ar quente é leve, acaba subindo para a atmosfera. Quanto maior a altura, menor será a temperatura, o que faz a água em estado gasoso esfriar. Quando o ar esfria, e o vapor d'água que ele contém condensa, passa do estado gasoso para o estado líquido. O vapor d'água, misturado ao ar, pode atingir altitudes onde a temperatura é tão baixa, que ele se transforma em cristais de gelo. A partir desse processo, ocorre a formação de nuvens.

Processos de formação das nuvens

Há vários processos de formação das nuvens e das suas dimensões, que dependem da temperatura e da altura onde a nuvem se localiza. Como dissemos acima, quanto maior a altura, menor é a temperatura.
A condensação do vapor de água na atmosfera origina as nuvens, formadas basicamente por gotículas de água mais leves que o ar. Quando a condensação ocorre bem acima do solo, temos as nuvens - e quando ocorre perto do solo, forma-se o nevoeiro ou a neblina, que é uma nuvem de contato ou próxima do solo.
As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cair sobre a superfície da Terra. Durante a queda, o gelo se derrete, transformando-se em gotas.
Os pequenos cristais de gelo que constituem as nuvens agem como prismas, decompondo a luz solar nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O resultado final é a soma de todas essas cores, originando o branco.

Aspectos das nuvens

O tamanho das gotas de água irá variar de acordo com as impurezas presentes na atmosfera, pois a condensação ocorre ao redor dessas impurezas que atraem o vapor d'água. Logo, se a atmosfera for absolutamente limpa, não ocorre condensação e, consequentemente, não ocorre formação de nuvens.
O aspecto de uma nuvem depende de vários fatores: natureza, dimensões, número e distribuição no espaço das partículas que as constituem. Depende também da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe.

Tipos de nuvens

De acordo com a forma, existem três tipos diferentes de nuvens: em camadas, ou estratos; em faixas, ou cúmulos; e os cirros. Dois fatores inter-relacionados determinam a forma de uma nuvem: a estabilidade da temperatura do ar e o modo de ascensão.
- Os estratos (stratus): resultam da lenta subida de uma porção estável de ar pela superfície de uma frente quente. São camadas que cobrem grande parte do céu.
- Os cúmulos (cumulus): se formam quando o ar quente se eleva do solo; ou quando o ar frio cria condições de instabilidade nos níveis atmosféricos superiores. São massas individuais globulares de nuvens, com aparência de domos salientes. São as nuvens brancas e fofas.
- Os cirros (cirrus): ocorrem quando os cristais de gelo formados nas camadas superiores da atmosfera caem e são espalhados pelas correntes de ar predominante. São nuvens altas, brancas e finas, que custam a se dissolver, podendo durar dias no céu.
Estas são as três formas mais comuns de nuvens. Elas podem se combinar e produzir diversos outros tipos. Ou seja, qualquer nuvem reflete uma dessas formas básicas ou é a combinação delas.

Estágios

Existem três estágios de nuvens:
- Nuvens Altas: normalmente têm bases acima de 6.000 m de altura - sólidas.
- Nuvens Médias: geralmente têm bases entre 2.000 a 6.000 m de altura - líquidas e mistas.
- Nuvens Baixas: têm bases até 2.000 m de altura - líquidas.
- Observação: vale lembrar que os números acima não são fixos, pois há variações sazonais e latitudinais.

Aprenda a analisar as nuvens:

Cúmulos: são aquelas nuvens fofas e brancas. Elas indicam bom tempo.
Quando ficam maiores, transformam-se em cúmulos-nimbos, que produzem raios, trovões, granizo e chuvas muito intensas, acompanhadas de fortes rajadas de vento.
Estratos: formam uma camada de nuvem cinza, uniforme e lisa; produzem garoas e fortes nevoeiros.
Cirros: são altas e delicadas, parecem até pinceladas no céu. Elas indicam a vinda de uma frente fria.
Cirros-cúmulos: são aquelas camadas de nuvens brancas que dão um aspecto granulado ao céu. Significam frente fria e chuva.
Altos-estratos: são aquelas camadas de nuvem que cobrem total ou parcialmente o céu. Indicam tempo instável.
Nuvens altos-cúmulos: são massas de nuvens arredondadas. É sinal de chuva leve.
Ronaldo Decicino é professor de geografia do ensino fundamental e médio da rede privada.



 Ronaldo Decicino é professor de geografia do ensino fundamental e médio da rede privada.



Atividades:

1) O que são nuvens?
2) O que ocorre com o ar quente e o ar frio na atmosfera?
3) Do que depende a formação das nuvens?
4) Quando acontece a precipitação (chuvas) das nuvens? 
5) Por que há necessidade de impurezas (poluição) na atmosfera para que haja formação de nuvens?
6) O aspecto de uma nuvem depende de quais fatores?
7) Quais os tipos de nuvens?
8) Do que resulta a formação dos estratos (stratus)
9) Do que resulta a formação dos cúmulos (cumulus)
10) Do que resulta a formação dos cirros (cirrus)
11)Quais são os três estágios das nuvens? 
12) Como são analisadas as nuvens:
 - Cúmulos:
 - Estratos:
- Cirros:
- Cirros-cúmulos:
- Altos-estratos:
- Nuvens altos-cúmulos:

domingo, 22 de novembro de 2015

Atividade MAIS EDUCAÇÃO

Copiar texto no caderno:

África
A África é o terceiro maior continente do mundo, atrás apenas da Ásia e América em extensão territorial, considerado o mais pobre e com menor qualidade de vida entre todos.

Berço da humanidade, a África foi sede de vários de muitos reinos na antiguidade, como o grande Império Egípcio. Também guarda belezas incríveis, e uma vasta quantidade de culturas e crenças.


ATIVIDADE  no computador 

FAÇA UMA TABELA COM OS NOMES DOS PAÍSES E AS SUAS CAPITAIS
Para isso clik no link  abaixo  para identificar os nomes

http://geografiaopinativa.blogspot.com.br/2013/08/paises-da-africa-e-suas-capitais.html


EX:


PAÍS
CAPITAL
1
África do Sul
Pretória
2


3





54




ATIVIDADE 1º ANO

Atividade de livro páginas 120 a 123

1) O que se entende por umidade do ar?
2) Como se origina o vapor-d´água?
3) Qual a relação da umidade do ar com o tipo de superfície e a temperatura?
4) Quando a umidade do ar é considerada:
     - Absoluta:
      - Relativa:
5) Quando que no processo atmosférico forma-se as nuvens?
6) Como são compostas as nuvens?
7) Relacione os tipos de nuvens:
8) Quais os três principais processos geradores de chuva?
9) Explique como se processa as:
       - Chuva  convectiva:
       - Chuva orográfica
       - Chuva frontal
10) O que é a atmosfera?
11) Do que depende a variação da pressão atmosférica?
12) O que ocorre com o ar quando é aquecido?
13) O que ocorre com o ar quando é resfriado?

14) O que acontece com os ventos com a Força de Coriolis?