terça-feira, 21 de abril de 2015

HISTÓRIA DO "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL

HISTÓRIA DO "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL



História do Descobrimento do Brasil

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. À primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.



terça-feira, 14 de abril de 2015

FEIRA AGRO PECUÁRIA DE LONDRINA 2015 - PARQUE NEY BRAGA

Obs: atividade no final da matéria

História da Expolondrina


A Sociedade Rural do Paraná é reconhecida internacionalmente pela capacidade de realizar com muita competência a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.
Há 54 anos promovendo o desenvolvimento do País e colocando em evidência a produção rural brasileira.

A primeira edição foi realizada em 1955 ainda no Jóquei Clube de Londrina e a partir de 1964 passaram a serem realizadas anualmente, sempre na primeira quinzena de Abril, dentro do Parque Governador Ney Braga e desde de 2003 usa o tema “A Melhor do Brasil”, por ser considerada uma das mais completas exposições da América Latina.
A movimentação do Evento promove não só a produção agropecuária, mas sim todos os segmentos envolvidos.
A economia local recebe um incremento substancial, através de toda a logística para atender aos expositores e visitantes do Evento.

A EXPOLONDRINA é um dos maiores eventos do país e de grande importância para o agronegócio brasileiro. O evento conta com uma ampla agenda técnica, onde mais treze mil agricultores participam de palestras em auditórios e visitas monitoradas na Via Rural. São expostos a excelência desenvolvida no Agronegócio, Agricultura familiar, além das novas tecnologias em máquinas e equipamentos. Na pecuária da Expo revela a excelência genética e a grande diversidade de raças e animais em de julgamentos e Leilões. A expo conta com expositores da Indústria e Comércio, Telecomunicações, Setor automobilístico, instituições financeiras, gastronomia, entretenimento, grande palco cultural e atrações.
Aproximar os produtores rurais e fortalecer os relacionamentos são os principais objetivos do Evento, dinamizando as transações comerciais através da disseminação das mais avançadas tecnologias de produção.

Reunir os animais de melhor excelência genética. Através da exposição, julgamentos, competições e leilões. O melhor da pecuária nacional.
Ampliar o desenvolvimento, através das principais empresas de tecnologia com equipamentos de última geração.
Apresentar para a população a arte a cultura, além de fomentar os benefícios da agricultura familiar


A ExpoLondrina recebe a anos o reconhecimento de Melhor Evento do Segmento, é considerada a mais organizada em termos de segurança, entretenimento, relacionamento e integração campo – cidade, divulgando as melhores práticas de produção com sustentabilidade.




Publicado em 3 de abr de 2015
Confira os bastidores da preparação para Expo Londrina, a maior festa que agitará Londrina de 9 a 19 de Abril de 2015.





https://www.youtube.com/watch?v=GN52mTiPcws



Seminário e aquário gigante são atrações da ExpoLondrina 2015

Visitantes podem ver peixe da espécie pirarucu que tem 40 quilos.
O aquário ainda abriga uma tilápia de 7 kg e um peixe pintado de 12 kg.

Aquário com mais de 18 mil litros de água uma das grandes atrações da ExpoLondrina 2015 (Foto: Divulgação/ ExpoLondrina)Aquário com mais de 18 mil litros de água uma das grandes atrações da ExpoLondrina 2015 (Foto: Divulgação/ ExpoLondrina)
A 55ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) deve receber diversos especialistas em aquicultura até o dia 19 de abril. A feira considerada um dos maiores eventos do ramo agropecuário, abre espaço para discussões sobre a atividade, mercado e tendências do ramo. Além disso, os visitantes vão se surpreender com um peixe de mais de 40 kg que está no aquário gigante.
O peixe da espécie pirarucu está em um aquário gigante. A ExpoLondrina montou um espaço com aproximadamente 18 mil litros de água. Nele estão diversas espécies de peixes, entre eles animais com tamanhos que surpreendem.
Pirarucu de 40 kg surpreende, em média, essa espécie de peixe chega a pesar até 20 kg (Foto: Divulgação/ ExpoLondrina)
Pirarucu de 40 kg surpreende, em média, essa
espécie de peixe chega a pesar até 20 kg (Foto:
Divulgação/ ExpoLondrina)
Além do pirarucu de 40 kg, há uma tilápia de 7 kg e um peixe pintado de 12 kg. Segundo a organização, em média, o pirarucu chega a pesar 20 quilos, a tilápia entre 800 gramas e 1 kg, e o pintado até 2,5 kg.
E se os animais chamam a atenção dos visitantes, em outro espaço a aquicultura é o principal objeto de discussão entre especialistas e interessados na área. Durante a programação da ExpoLondrina, houve palestras e discussões durante o Seminário Estadual de Aquicultura. Além disso, os participantes puderam participar de uma conversa com o Ministro da Pesca Helder Barbalho.
O evento também abriu espaço para empresas brasileiras mostrarem projetos que utilizam o couro de peixes na produção de roupas, bolsas e acessórios.
Com essas atividades, a organização da feira quer estimular o crescimento e o desenvolvimento da psicultura na região.
O aquário gigante fica próximo aos estandes das selarias.
FONTE:



ATIVIDADE : Leia os textos e veja o videos.
 Registre em seu caderno

1)  Qual o número da edição da Feira Agro Londrina neste ano de 2015:
2) Em que ano e local ocorreu a primeira Expo Londrina? 
3) O que são expostos ou comercializado  nesta Feira?
4) Qual a importância desse evento para a cidade de Londrina e região?
5) Quem são os investidores e o público alvo deste tipo de vento?